A Secretaria Municipal de Educação de Alta Floresta (SEMED) aguarda a chegada de 11 computadores do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), dentro do projeto “Educação Digital” do Governo Federal.
Os equipamentos serão distribuídos nas escolas da área rural: Ana Nery, Boa Esperança, Darcy Penteado, José Basílio, Izidoro Stédile, Poty, Pedro Aleixo, Maria de Souza Pego, Martin Afonso, Padre Feijó e Rui Barbosa.
O secretário da pasta, professor Mauro Paz, e a adjunta, Loiva de Oliveira Guzzo (professora Loivinha), também anunciaram a chegada de 8 notbooks que serão entregues aos alunos e professor da escola Afonso Aurélio Porto.
“Os aparelhos ainda não foram entregues porque aguardamos a chegada de um técnico do Governo Federal para verificar e liberar os equipamentos”, disse Mauro.

A Semed está atuando em parceria com os programas do Governo Federal. Além Pronacampo que segue em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica, a Secretaria ainda aderiu ao “Mais Educação” que visa apoio à educação integral, oferece atividades de acompanhamento pedagógico, práticas vinculadas à agroecologia, iniciação científica, direitos humanos, cultura e arte popular, esporte, lazer, memória e história das comunidades tradicionais. O programa deve iniciar pela Escola 17 de Junho.

Uma equipe comandada pelo prefeito de Alta Floresta, Vantuil do Posto (PMDB) e pelo secretário Mauro Paz, está em Brasília, onde acompanha o lançamento de novos programas para a educação, como o SISPACTO – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – que trata de um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Além do campo pedagógico, a Secretaria está investindo em obras de infraestrutura. Já foi determinada a construção de quatro salas de aula na Escola Floresta Encantada, e a construção de uma quadra coberta na Escola 17 de Junho. O município também foi contemplado com duas creches. Os projetos estão em andamento.